Você sabe o que é Vigorexia?

Publicado: janeiro 22, 2013 em Fisiculturismo, Motivação
Tags:, ,

Hoje em dia é muito comum vermos nas academias pessoas reclamando do seu próprio corpo, até ai tudo bem, mas hoje, mais do que nunca o mal da Vigorexia tem se tornado um tanto quanto comum. A Vigorexia é um transtorno que atinge principalmente o sexo masculino, e mais precisamente nos “viciados em academia”, que mesmo quando já estão fortes, ainda se veem magros, a imagem a baixo mostra perfeitamente como é uma pessoa que sofre do mal da Vigorexia.

Um mal chamado Vigorexia

Um mal chamado Vigorexia

Dentre os principais sintomas, nós temos:

  • Acreditam que estão mais magros do que na realidade estão
  •  Acham-se fracos
  • Têm vergonha do seu corpo 
    O assunto é tão atual, que virou tese de mestrado na Unesp de Rio Claro. A dissertação foi defendida no novo programa multidisciplinar Desenvolvimento Humano e Tecnologias, do Instituto de Biociências. O educador físico Flavio Dezan foi o primeiro a obter o título de mestre no novo programa com o tema Corpos Modernos e Vigorexia na Rede Social Virtual: Ideais Midiáticos e Suas Influências na Imagem Corporal Masculina.“O novo plano multidisciplinar da Unesp foi idealizado por um grupo de docentes que viam a necessidade de mudanças na estrutura e forma de condução da formação de recursos humanos em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, e que em 2010 teve o ingresso de seus primeiros alunos de mestrado e doutorado, das mais variadas áreas do conhecimento (educação física, fisioterapia, biblioteconomia, engenharia, entre outros)”, afirma Dezan.

    O programa, composto por duas linhas de pesquisas – Tecnologias, Corpo e Cultura, e Tecnologias e Desempenho Humano – é coordenado pelo professor Afonso Antonio Machado e, já no primeiro ano, foi conceituado pela CAPES com o nível 4.

    Durante o desenvolvimento da tese de mestrado, Dezan constatou que a vigorexia atinge principalmente homens entre os 18 e 35 anos.

    O educador físico acredita que a importância de seu trabalho se dá na medida em que as relações com o mundo tecnológico se mostram cada vez mais fugazes e sujeitas a padrões estético-corporais que raramente são possíveis de atingir, causando uma série de situações que levam ao desenvolvimento de quadros psicopatológicos, tais como os distúrbios de imagem.

    Vigorexia

     

O aparecimento da vigorexia surge como forma de expressão corporal ou estilo de vida, como preferem referir a si próprios os acometidos por esse distúrbio de imagem, cujo objetivo principal é a obtenção do corpo perfeito, mas nunca estar satisfeito com esta perfeição.A grande questão é se nós podemos ser nós mesmos, com nossas qualidades e defeitos, ou temos que nos apresentarmos sob uma luz favorável sempre.

Espero ter ajudado aqueles que ainda tinham dúvidas sobre a Vigorexia…
Se voce gostou, tem alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário abaixo!
abraços
Guilherme

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s