11 DE OUTUBRO – DIA DE COMBATE À OBESIDADE

Publicado: outubro 11, 2012 em Dieta e Nutrição, Motivação
Tags:, ,

Olá meus amigos, neste dia 11 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Obesidade, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia. O excesso de peso faz milhares de vítimas todos os anos, por isso a data tem o objetivo de conscientizar a população a mudar os hábitos alimentares e estimular medidas preventivas.

A obesidade é uma doença (será?) que precisa ser tratada com a união entre reeducação alimentar, atividade física e, quando necessário, apoio psicológico. Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm Índice de Massa Corpórea (IMC) maior que 30, o que caracteriza obesidade tipo I. Esse fator pode desencadear problemas de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão, disfunções cardíacas e nas articulações, entre outras.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, 80% das pessoas que tem diabetes são obesas. Segundo dados recentes, 24% da população adulta dos Estados Unidos tem síndrome metabólica, uma complicação decorrente da obesidade. Eles são o país que tem a situação mais complicada: 61% da população, a partir de 25 anos, tem sobrepeso

O número de crianças obesas também tem crescido de forma assustadora, o que faz com que doenças antes restritas aos adultos atinjam os pequenos. A melhor forma de evitar que a população se torne ainda mais gorda no futuro é ensinar aos pequenos os benefícios da alimentação correta. Diante da oferta publicitária e das “facilidades“ da vida moderna, as tentações estão em cada esquina. Por isso, fazer exercícios físicos regularmente e escolher com consciência o que colocar no prato é essencial.

Pois bem, estes dados foram retirados de um site especializado, mas a questão que quero chegar neste post é se a obesidade pode mesmo ser considerado um doença, afinal quantas pessoas ja tentaram uma dieta para emagrecer, conseguiu e depois voltou ao que era, ou até mesmo pior, quais serão estes fatores que fazem as pessoas voltarem a engordar? Por que existem tantas pessoas acima do peso? Afinal, quais são as causas da obesidade?

Causas da obesidade

Pois bem, checando melhor o gráfico, podemos mesmo dizer que a obesidade é uma doença?!
Vemos que somente 15% das causas da obesidade são decorrentes de causas genéticas e hormônios, e massacrantes 85% são devidos ao consumo de alimentos não saudáveis e ao sedentarismo, e depois ainda querem falar que é uma doença? Acho que a sociedade tem que ser mais realista.

Por desconhecermos as necessidades de nutrientes de nosso corpo, comemos de forma desequilibrada e irregular, gerando uma ansiedade do próprio corpo querendo que você forneça a ele os nutrientes adequados, mas o que acontece na realidade é o seguinte, se o seu corpo esta carente de vitaminas e sais minerais e provoca a conhecida “gula”, ao invés de você comer frutas ou saladas, você ingere bolachas, salgadinhos e doces, e mesmo assim a gula persistiu, afinal você não ingeriu os nutrientes exigidos.

Voces já perceberam que tudo quanto é festa é comemorada com muita comida? Casamentos, aniversários, encontros, em todas as situações a comida é abundante, mas isso era normal nos tempos antigos, quando as pessoas viviam do trabalho do campo, onde era necessária uma grande ingestão de alimentos calóricos para que dessem conta do árduo trabalho de colher, plantar, etc.
Mas hoje em dia as pessoas vivem tão sedentárias que esse gasto calórico é muito baixo, porém o grande consumo de alimentos continua, o que acabou se tornando a principal causa da obesidade atualmente.

Um outro fator que leva a alta ingestão de alimentos é a falta de prazeres e coisas boas acontecendo na vida, vou explicar o porque.
Observe que o gordo é uma pessoa aparentemente feliz, sem problemas, que está sempre rindo e brincando, mas na realidade, ele está abarrotado de serotonina, uma substância secretada no organismo pela ingestão maciça de alimentos e que é responsável pela sensação de prazer, alegria e bem estar, e com isso  o gordo fica cada vez mais gordo justamente porque acaba trocando muitos prazeres da vida pelo prazer de comer: porque chama muito a atenção, não vai à praia, clube ou caminha pela rua, não consegue namorar porque  ninguém vai querer um gordo, priva-se de sair também porque seu excesso de peso é um fardo para carregar, não tem roupas agradáveis e na moda para usar ou os lugares não acomodam bem os gordos, um exemplo é as cadeiras pequenas e frágeis que encontramos por ai…

Pois bem, vamos direto ao ponto agora! Se você é um obeso, você é isso porque quer! Existe uma famosa frase no mundo do fisiculturismo, “você é o que você come” .
Eu poderia criar uma frase agora também, tipo, “A sua barriga é do tamanho da sua preguiça”

Acho que não preciso dizer mais nada né?!
Afinal, eu nunca vi um obeso que faz atividades físicas regularmente e possui bons hábitos alimentares, mas pode ser que existam, afinal existem 15% de chances da obesidade ser causado por causas genéticas e hormônios, mas como já foi dito anteriormente, estes 15% não se comparam com o resto dessa porcentagem!

Se você esta acima do peso tenho uma dica para te dar, toma vergonha na sua cara, no bom sentido é claro 🙂
Já praticou atividade física hoje? Se ainda não, ta esperando o que?!
E outra coisa, não adianta nada você fazer sua atividade física e depois resolver comer um BIG ULTRA MASTER sanduíche na sua rede de fast food preferida.

Meu próximo post sera um pouco mais aprofundado sobre como reverter o processo de sobrepeso através da alimentação, não percam!

Abraços!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s