A farsa de alguns suplementos

Publicado: setembro 17, 2012 em Suplementos
Tags:, , ,

Olá meus amigos, hoje vou falar um pouco sobre alguns suplementos que são lançados com base no sucesso de outros, e isso é algo que realmente me assusta e ao mesmo tempo vejo como possui gente burra nesse mundo!

É normal ver um iniciante no treinamento com pesos entrar em uma loja de suplementos e o vendedor falar absurdos como “Toma esse que você vai crescer”
E mais comum ainda é ver que esses vendedores não possuem experiencia nenhuma, tanto profissional quanto na prática… Po, ta de palhaçada?!

Esses vendedores fazem tais afirmações sem nem ter conhecimento de como esta o treinamento do indivíduo e principalmente como esta sua dieta. Parece que eles esquecem também de dizer que como o próprio nome já diz, s-u-p-l-e-m-e-n-t-o, é aquilo que serve para suprir qualquer falta, ou seja, COMPLEMENTAR! E não o principal! Tanto o aumento de massa muscular, quanto a redução na gordura corporal dependem de uma série de fatores trabalhando em conjunto, e não será apenas uma cápsula ou pó milagroso que irá trazer os resultados tão sonhados.

Quero deixar claro que sou completamente a favor do uso de suplementos, o que estou dizendo é que sou contra a enganação e a propaganda enganosa que os vendedores fazem, ou até mesmo que algumas industrias de suplementos, principalmente as nacionais andam fazendo por ai, vou citar um exemplo que pra mim é um dos mais graves.

Acredito que todos conhecem o pré treino (pode ser chamado também de óxido nítrico, no2, vasodilatador, etc…)  Jack3d da USP Labs

Jack3d USP Labs

O nome do produto se pronuncia nos EUA como Jacked (que quer dizer “elétrico” ou “pilhado”). No entanto, no Brasil, prevalece a pronúncia Jack 3d.

Trata-se de um suplemento polêmico,que inclusive  já rendeu reportagens sensacionalistas na Tv. O Jack3d foi acusado de causar dependência por conta de substância estimulante presente em sua fórmula. Eu ia falar um pouco mais sobre o Jack3d, mas vou deixar isso para uma postagem futura.

Agora é quem vem o problema, aproveitando a onda de sucesso do Jacked, algumas industrias de suplementos como Athletica Evolution e Arnold Nutrition lançaram os seguintes produtos:

                 Athletica Evolution Pack3d                                 Arnold Nutrition – Arnold 3d

Athletica Evolution Pack3d

Arnold Nutrition – Arnold 3d

Repare que até mesmo a BLACK BOX WARNING (aviso que a FDA – órgão sanitário dos EUA – exige que seja estampado nos medicamentos para alertar o consumidor sobre questões de segurança, tais como efeitos colaterais e riscos inerentes ao uso do medicamento) do Arnold 3d é igual ao do Jack 3d. No Pack 3d também possui o aviso, mas um pouco diferente.

Pois é, ficaram assutados? Calma que agora que fica interessante!
O Jack 3d contém uma substância estimulante chamada 1,3-Dimethylamylamine (DMAA), a qual é considerada como doping de atletas pela WADA – World Anti-Doping Agency (Agência Mundial Antidoping). E também é uma substancia proibida no Brasil pela Anvisa.

E agora voce me pergunta, o Arnold 3d tem a tão poderosa substância estimulante?
O rótulo do Arnold 3d vendido no Brasil, que mescla inglês com português, diz que o Arnold 3d tem como substância ativa a cafeína, na quantidade de 420 mg por dose.

Por outro lado, no rótulo do Jack 3d, são indicadas as seguintes substâncias: Arginine Alpha-Ketoglutarate, Creatine Monohydrate, Beta Alanine, Caffeine, 1,3-Dimethylamylamine (Geranium [Stem], Shizandrol A.

Pois é, parece que a única substância presente no Jack 3d e que também está no Arnold 3d é a cafeína, mas quando acessamos o site da Arnold nos EUA, na página do produto Arnold 3d, temos mais uma surpresa!

A fórmula apresentada para o Arnold 3d é muito parecida com a do Jack 3d, contendo, inclusive, a substância estimulante 1,3-Dimethylamylamine.
Veja a fórmula do Arnold 3d apresentada pelo site do fabricante nos EUA: Arginine Alpha-Ketoglutarate, Creatine Monohydrate, Beta Alanine, 1,3-Dimethylamylamine (Geranium [Stem], Shizandrol A), Beta-Alanine, L-Taurine, N-Acetyl L-Tirosine, Caffeine Anhydrous, Niacin, Vitamin C, Red Wine Extract.

O que acontece é o seguinte, os fabricantes para poderem ampliar suar vendas reformulam os produtos de acordo com o que é permitido em cada país, no nosso caso por exemplo, as principais substancias são retiradas, sobrando somente o “resto” da formula pra nós.

Em relação ao pack 3d da Athletica Evolution, é a mesma coisa, mas como é uma industria brasileira eles não precisaram adaptar a fórmula para nós, afinal a fórmula deles é essa mesmo, que não se assemelha em nada quando comparamos com o Jack 3d, ou melhor, possui a cafeína, igual ao Arnold 3d modificado para poder ser vendido no Brasil.

Portanto podemos concluir que não vale a pena investir nessa imitações baratas que não chegam nem perto do tão conhecido e falado Jack 3D.

Meu próximo post aqui vai ser sobre o Jack 3d, aguardem!

abraços e bons treinos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s