Exercicíos aeróbicos x Aeróbicos em jejum

Publicado: setembro 14, 2012 em Motivação, Treinos
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exercício aeróbico é aquele que refere-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nada, pedalar, são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos.

Quando nós praticamos exercícios aeróbicos ocorre que as células musculares consomem mais oxigênio para produzir energia. Quando nós comparamos com os exercícios anaeróbicos, que são de maior intensidade e menor duração, ocorre neste caso nos primeiros segundos a quebra do ATP (molécula de armazena energia) que existe em estoque dentro das células musculares e depois disso transforma a glicose existente no corpo em ATP, para assim poder continuar usando-a.

Nos exercícios aeróbicos o corpo ira exigir mais energia porem terá mais tempo para produzi-la, com isso a glicose se transforma em ácido pirúvico que entra na mitocôndria e produz a enzima Aacetil-coA, que reage com o oxigênio da respiração e produz em torno de 18 vezes mais ATP do que nos exercícios anaeróbicos. Mas como a glicose é uma substancia vital para o funcionamento do cérebro, o corpo evita utilizá-la em grande  quantidade e então utiliza as molécula de gordura no lugar da glicose, como fonte de energia, com isso o exercício aeróbico consome a gordura de todas as partes do corpo.
Vou aproveitar para citar alguns benefícios dos exercícios aeróbicos:       

  • Fortalecimento dos músculos
  • Aumento do músculo cardíaco
  • Tonifica a musculatura
  • Diminui a pressão arterial
  • Eleva o numero de células vermelhas no sangue
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Aumenta o fluxo sanguíneos

Vamos ao principal, você sabia que andar queima aproximadamente 5 calorias por minuto(pouco né?!) Agora você vai se assustar mais ainda em saber que 1 kg de gordura possui 7700 calorias! Pois é… Com isso você teria que andar mais de 25 horas para perder 1 kg de gordura, mas calma, poucos sabem que os exercícios moderados aumentam o metabolismo em 3 a 8 durante horas depois do exercício, o que ocorre é que o efeito residual do exercício é o maior responsável pela queima de calorias.

Agora quero falar de um assunto muito debatido e também muito criticado por alguns, mas mesmo assim não poderia deixar de falar sobre:

Exercícios aeróbicos em jejum

O aeróbico em jejum é uma pratica simples que consiste basicamente, como o nome já diz, fazer exercícios aeróbicos pela manhã em jejum.
Muitos se fala sobre perder massa muscular com essa metodologia, mas é muito pelo contrário, realizando atividade aeróbica em jejum você estará forçando o seu corpo a utilizar a gordura como fonte primária de energia.

O que ocorre é que quando acordamos estamos em um período que ficamos muito tempo sem comer, o que acaba propiciando a queima de gordura com a atividade aeróbica, pois nossos estoques de glicogênio estão em baixa então o corpo buscará outra fonte de energia, que neste caso é a gordura.
Como disse anteriormente esse método também é muito criticado, porém a ciência já comprovou através de estudos que esta é a melhor pratica para a queima de gordura perdendo o mínimo de massa muscular.

Agora vamos colocar em prática essa teoria, ao acordar ingere-se dois copos de água para quebrar o jejum, ainda podemos maximizar o resultado tomando ao invés da água, uma xícara grande(200ml) de café PURO(sem açúcar sem nada), pois a cafeína é um estimulante, por isso após tomar café nos sentimos com uma sensação de revigoramento, diminuição do sono e fadiga, com isso eleva a temperatura corporal facilitando a queima de gordura.
Recomenda-se que a atividade deve ser realizada com média de 30-45 minutos de duração, mas os iniciantes sempre começam com 15 minutos na primeira semana, e vão subindo gradativamente.
Outra recomendação que já ia me esquecendo é que se deve sempre ter um doce no bolso, pois caso haja tonturas é sinal de hipoglicemia, ingerindo o mesmo o problema será resolvido (pelo menos esperamos que sim) e obvio, se isso acontecer, pare com a atividade imediatamente.
Mas temos que ter muita atenção, essa pratica pode apresentar efeitos colaterais, os principais sintomas são: tremedeiras, taquicardia, dores de cabeça, nervosismo, perda de apetite e náuseas.                                                                                                                                                                    
Indivíduos com problemas cardíacos e hipertensão devem ficar longe desse método.

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Voltando ao assunto, realizando este método 3 dias por semana em dias alternados poderá causar um efeito surpreendente.
Outra dica é fazer a caminhada com uma velocidade moderada, portanto não é preciso correr! Se você correr aí sim a sua massa muscular irá embora, pois o glicogênio estará em baixa.

Calma, estou quase terminando… Chegando em casa tome mais dois copos de água(nada de café nesse momento!) Espere por volta de 30 minutos para fazer sua refeição, pois como já disse anteriormente seu corpo ainda estará queimando gordura.
Se você quiser, pode tomar um suplemento de proteína de rápida absorção, como o Whey, mas nada de malto/dextrose(carboidratos de rápida absorção) nesta hora! Os Bcaa`s presentes no whey garantiram que o Whey não seja completamente utilizado como fonte de energia.
Outra dica de suplementação é a Vitamina C para bloquear o Cortisol e o Complexo B que auxiliara a síntese proteica e também possui grande importância no processo de lipólise.

Um forte abraço e bom treino a todos!
G.C.P.

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comentários
  1. glaucio disse:

    muito boa essa exlicação

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